Projeto integrado RN21 – 2.ª transformação de aguarrás e desenvolvimento de resinas politerpénicas
Designação do Projeto
II2.M2.A – 2ª transformação aguarrás – resinas politerpénicas, criação de produto e unidade scale-up industrial
Objetivos
Valorizar a cadeia de valor da aguarrás (terebintina), criando know-how e tecnologia de produtos e processo na 2ª transformação de aguarrás.
Entidade Beneficiária
GUM ROSIN – Gestão de Projectos e I&D, S.A.
Objetivo, atividades e resultados esperados/atingidos:
Este projeto promove a produção de resinas politerpénicas à escala industrial e correspondente introdução internacional no mercado industrial de adesivos, produtos alimentares e de compósitos.
A iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e liderada pela GUM ROSIN – Gestão de Projectos e I&D, S.A., aposta na I&D industrial para a produção de resinas naturais com vantagens para certas aplicações, tais como adesivos pressure-sensitive, adesivos hot-melt e revestimentos. As resinas naturais terpénicas possuem pontos de amolecimento elevados associados a um baixo peso molecular. Estas resinas apresentam uma excelente estabilidade térmica e compatibilidade para estas aplicações. As resinas terpénicas, como são quimicamente estáveis, não irritantes e não tóxicas, possuem mais-valias na sua aplicação à indústria alimentar (ex.: chewing gum).

Projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência